IPVA 2020 TO DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

O IPVA TO 2020, Imposto sobre a propriedade de veículos automotores, é um tributo que deve ser pago por todos os proprietários de veículos do estado de Tocantins.

O imposto é cobrado em todo território nacional e os estado destinam a receita do IPVA de acordo com as necessidades de cada estado. Normalmente, são utilizados nas melhorias da infraestrutura dos municípios.

Deixar de pagar o IPVA pode impedir que você realize o licenciamento anual obrigatório, o que poderá trazer dores de cabeça junto ao Departamento Estadual de Trânsito, o Detran TO. Além disso, você pode ter problemas com multas e taxas, sendo assim, o ideal é manter o pagamento do imposto sempre em dia.

Nas próximas linhas deste artigo, você vai conferir muitas informações referentes ao IPVA TO 2020  como calendário de pagamento, como pagar o tributo e como consultar o valor do IPVA. Veja!

Detran TO IPVA

Cabe ao Departamento Estadual de Trânsito de Tocantins, o Detran TO,  planejar, coordenar, fiscalizar, controlar e executar a política de trânsito, bem como cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito no âmbito do Estado do Tocantins.

Já com relação ao recolhimento do IPVA TO, a Secretaria da Fazenda de Tocantins em ação conjunta com o Detran TO é responsável pelo recolhimento do IPVA TO 2020.

IPVA 2020 TO Detran

Cinquenta por cento (50%) dos valores arrecadados do IPVA TO são destinados aos municípios onde estiver licenciado o veículo, e os outros 50% para o estado. O dinheiro é revertido em melhorias para o estado em áreas como saúde, educação e na manutenção de vias, por exemplo, portanto é importante que o cidadão fiscalize a aplicação destes recursos em seus municípios.

Saiba Mais:

Para maiores informações, você pode entrar em contato com o Detran TO através dos dados a seguir.

  • Endereço: Quadra 401 Norte – Av. NS-01 N (Antiga ARNO 41) Lotes 01 a 10, Conjunto 02, Palmas / Tocantins – CEP: 77001-670.
  • Horário de Atendimento: Sede e postos das 8h às 17h.
  • Telefone: Ouvidoria do Detran (63) 3218-3018.

Como consultar o valor do IPVA TO?

Para saber sobre os valores devidos do IPVA TO e quando terá que fazer o pagamento, você vai precisar fazer uma consulta no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins.

É possível obter todas as informações sem precisar sair de casa, basta, apenas, alguns cliques. Acompanhe nosso passo a passo e saiba como fazer sua consulta.

IPVA 2020 TO Detran

Passo 1: Acesse o endereço eletrônico da Secretaria da Fazenda em www.sefaz.to.gov.br;


Passo 2: Quando a página carregar, você vai encontrar uma lista no lado direito da página. Clique no link IPVA;


Passo 3: Preencher os dados (Renavam e placa do veículo);


Passo 4: Clique em Enviar.


Com a consulta é possível identificar o proprietário do veículo, a situação do licenciamento anual e seus débitos, infrações de trânsito, restrições de roubo e furto ou administrativas, quando existirem.

Calendário de Pagamento IPVA 2020 TO

É necessário saber qual é o prazo que você tem para efetuar o pagamento. Dessa forma, é muito importante conferir de forma regular o calendário de pagamento IPVA 2020 TO, também chamado de tabela IPVA TO.

Anualmente o Detran e os órgãos responsáveis pelo trânsito de Tocantins divulgam as tabelas que apresentam datas e prazos.  O calendário do IPVA é divido em duas tabelas de acordo com a forma de pagamento: parcela única ou parcelado.

Com a divulgação do calendário e de acordo com a placa final de seu carro, você poderá ver informações como a data do licenciamento de seu carro e do seguro DPVAT, outras taxas que você tem, além de pagar IPVA, e o prazo das cotas.

Com todos esses dados disponíveis, não fica difícil fazer o planejamento financeiro para não perder os prazos do IPVA TO.

Como pagar o IPVA TO?

Para efetuar o pagamento do IPVA TO é simples.  Você vai precisar seguir o mesmo passo a passo mencionado no tópico de “Como fazer a consulta do IPVA TO”.

Após a consulta e assim que emitir o boleto (DARE), o proprietário do veículo poderá pagar em qualquer banco conveniado ou seus correspondentes bancários. Veja a lista de bancos conveniados:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bancoob;
  • Itaú;
  • Banco da Amazônia;
  • Bradesco.

Normalmente, em alguns estados, os órgãos responsáveis pelo trânsito oferecem ao contribuinte mais de uma forma de pagamento. Caso não possa  efetuar o pagamento de forma integral, entre em contato com o Detran TO e veja a possibilidade de pagar no cartão de crédito e parcelar seus tributos e possíveis débitos.


Como foi visto, o pagamento do IPVA é uma responsabilidade anual que todo proprietário de veículo deve arcar. Com o IPVA TO 2020  totalmente regularizado, você vai poder rodar pelas vias e rodovias sem sofrer com penalidades.

Se ainda restou alguma dúvida a respeito do IPVA TO, é só deixar um comentário logo abaixo para que possamos lhe responder o mais rápido possível. Boa sorte!

Deixe um comentário