IPVA 2020 SE DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

O IPVA 2020 SE, Imposto sobre a propriedade de veículos automotores, é um tributo cobrado, anualmente, a todos os proprietários de veículos que residem em Sergipe e nos demais estados do Brasil.

Deixar de pagar o IPVA pode impedir que você realize o licenciamento anual obrigatório, o que poderá trazer dores de cabeça junto ao Departamento Estadual de Trânsito, o Detran SE.

Nas próximas linhas deste artigo, você vai saber sobre como consultar o valor do IPVA, visualizar calendário de pagamento e como pagar o tributo. Confira!

Detran SE IPVA

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe, O Detran SE IPVA 2020, é o órgão responsável em fiscalizar as leis de trânsito do estado de Sergipe.

O Detran Sergipe administra o licenciamento, registro, vistoria e emplacamento de veículos, além da habilitação de motoristas. Aplica e recolhe multas referentes às infrações nas áreas de sua competência e também é o responsável em receber o pagamento do IPVA 2020 SE.

IPVA 2020 SE Detran

Com o recolhimento do IPVA SE o estado só tem a ganhar, pois todo o dinheiro é revertido em melhorias na infraestrutura dos municípios.

Veja também:

Se restou alguma dúvida sobre o IPVA ou você tem alguma pendência a tratar com o Detran SE, basta entrar em contato com o órgão. Veja abaixo como contactar o Detran SE.

  • Endereço: Av. Tancredo Neves, s/n, Ponto Novo, Aracaju/SE, Cep. 49.097-510.
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.
  • Telefone: (79) 3226-2006.

Como consultar o valor do IPVA SE?

É possível consultar todos os valores referentes ao IPVA SE de forma detalhada no site do Departamento Estadual de Trânsito. Serão apresentados todos os valores, inclusive os débitos, por ano base com seus respectivos descontos ou acréscimos, se tiver.

É muito simples fazer a consulta IPVA 2020 SE. Siga nosso passo a passo logo abaixo:

IPVA 2020 SE Detran

Passo 1: Acesse do site https://seguro.detran.se.gov.br/portal/?pg=pag_licenc_ficha_parcel. Espere a página eletrônica carregar;


Passo 2: Nesse momento, será necessário informar o RENAVAM, o Código de Segurança e os códigos de confirmação logo abaixo. Depois de preencher os campos, clique em Confirmar.


Passo 3:  Pronto. Em poucos segundos será possível consultar o valor a ser pago de IPVA. Nessa mesma página o dono do automóvel poderá imprimir a guia de recolhimento para realizar o pagamento do tributo.


Através da consulta IPVA Sergipe é possível identificar o proprietário do veículo, a situação do licenciamento anual e seus débitos, infrações de trânsito, restrições de roubo e furto ou administrativas, quando existirem.

Calendário de Pagamento IPVA 2020 SE

O calendário IPVA 2020 SE é divulgado pelo Detran todos os anos. Nele, é possível visualizar a data em que cada proprietário de veículo deve se responsabilizar em fazer o pagamento de seu tributo, de acordo com o final da placa do veículo.

O calendário é dividido de duas formas. A primeira traz informações sobre automóveis, motos e caminhonetes,  e a outra tabela IPVA 2020 SE traz informações sobre caminhões e veículos similares.

É bom lembrar que a partir do ano de 2019 a opção de pagamento antecipado foi extinta, mas a quitação do imposto por cartão de crédito será permitida.

Como pagar o IPVA SE?

Para efetuar o pagamento do IPVA SE 2020 você deve gerar o documento (boleto) de arrecadação gerado no site do Detran SE que pode ser pago em qualquer agência bancária, como:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Unibanco;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal.

Normalmente, os órgãos de trânsito oferecem ao contribuinte mais de uma forma de pagamento. Caso não possa  efetuar o pagamento de forma integral, entre em contato com o Detran IPVA SE e veja a possibilidade de pagar no cartão de crédito e parcelar seus tributos e débitos.

A forma para fazer o pagamento em cartão de crédito já foi mencionada neste artigo. Se não lembra, basta voltar ao tópico “Como pagar o IPVA SE’.

Para quitação de Documento Único de Arrecadação – DUA por meio de cartão de crédito referente IPVA, siga o passo a passo a seguir.


Passo 1: Acesse o site do Detran SE em http://www.detran.se.gov.br/;


Passo 2: Clique em “Pagamento com cartão de crédito”;


Passo 3: Depois de ter feito os dois passos anteriores, adicione Número do Documento Único de Arrecadação – DUA;


Passo 4: Para finalizar, clique em Confirmar.


Tente fazer um planejamento financeiro para não atrasar o pagamento do IPVA SE 2020. Caso o atraso aconteça, infelizmente, você terá que arcar com algumas complicações como multas, juros, perda de pontos na carteira e até ter o veículo apreendido.

Com o IPVA SE 2020  regularizado, seu carro poderá rodar pelas vias e rodovias do estado de Sergipe sem nenhum problema e você ficará livre de possíveis penalidades.

Se restou alguma dúvida a respeito do Detran IPVA Sergipe, é só deixar um comentário logo abaixo para que possamos lhe responder o mais rápido possível.

Deixe um comentário