IPVA 2020 SC DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

Possivelmente, todos os proprietários de automóveis do Brasil sabem que precisam ter uma série de responsabilidades tributárias e de documentação para garantir que seus veículos possam rodar totalmente regularizados, como o IPVA 2020 SC.

E se você é um morador de Santa Catarina, precisa saber que uma das principais contribuições do Estado é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA SC 2020. Cada estado do país possui regulamentos próprios no recolhimento de impostos e o IPVA é um tributo recolhido nacionalmente.

Nas próximas linhas deste artigo, você vai conferir mais informações sobre o IPVA SC, além de como consultar o valor do IPVA, calendário de pagamento e como pagar o tributo. Veja!

Detran SC IPVA

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina, Detran SC, atua em três áreas: o registro, licenciamento e emplacamento de veículos; o processo de formação de condutores e concessão da CNH; e a fiscalização de trânsito.

IPVA 2020 SC Detran

Em resumo, o Detran SC é o órgão responsável em administrar o trânsito de veículos nas vias e rodovias do estado de Santa Catarina para que toda a legislação de trânsito seja cumprida pelos condutores.

É também responsabilidade do Detran SC IPVA recolher os pagamentos dos impostos. Todo o dinheiro recolhido é aplicado em melhorias na infraestrutura dos municípios. Saneamento básico, educação, saúde, vias e rodovias são alguns dos segmentos ajudados pelo pagamento do IPVA SC.

Se você tiver alguma dúvida ou pendência pode entrar em contato com o Detran SC IPVA. A seguir, você confere alguns dados do órgão. Veja:

  • Endereço: Rua Ursulina de Senna Castro, 226 – Estreito Florianópolis, SC, CEP 88.070-900.
  • Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.
  • Telefone: (48) 3664-1800.

Como consultar o valor do IPVA SC?

O valor do IPVA 2020 SC, assim como em qualquer outro Estado, pode variar. Ele vai depender da categoria de seu automóvel, além de outros fatores. Sendo assim, é importante realizar uma consulta IPVA SC no site do Detran para saber qual será o valor da contribuição.

Consultar o valor do IPVA SC é muito simples. Veja abaixo como fazer:

IPVA 2020 SC Detran

Passo 1: Acesse o site http://www.detran.sc.gov.br/informacoes/veiculos.


Passo 2: No site, você vai precisar ter em mãos os números da placa e do Renavam do veículo, pois no site esses dados serão solicitados.


Passo 3: Pronto! Com os dados inseridos, a tela de consulta será carregada e você vai poder conferir as informações sobre o tributo que precisa ser pago.


Com relação a veículos novos, o IPVA é calculado sobre o valor constante na nota fiscal de venda do veículo, porém proporcionalmente ao número de meses restantes no ano, a partir da data da emissão da nota fiscal. Por exemplo, quem compra um automóvel em setembro só vai pagar 4/12 do valor total da nota fiscal.

Calendário de Pagamento IPVA 2020 SC

O calendário de pagamento IPVA é divulgado pela Secretaria da Fazenda anualmente. Nele, é possível visualizar a data em que cada proprietário de veículo deve arcar com sua contribuição, de acordo com o final da placa do veículo.

No calendário de pagamento IPVA Santa Catarina são apresentadas 4 (quatro) tabelas. Isso acontece porque é possível quitar o tributo de duas formas: ou de maneira integral, o que pode gerar um desconto para você, ou parcelado, dando mais tempo para arcar com o valor.

É sempre bom ficar atento aos valores, sobretudo se você escolheu uma contribuição parcelada, uma vez que perder uma data pode acarretar em juros ou multas.

No site da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina o contribuinte encontra todas as informações sobre as tabelas. É só acessar http://www.sef.sc.gov.br/midia/calendario e acompanhar as datas.

Saiba Mais:

Como pagar o IPVA SC?

A fim de efetuar o pagamento do imposto, o contribuinte, munido do Documento de Arrecadação – DARE, onde consta o número do RENAVAM, placa, marca/modelo e município de registro, deverá dirigir-se a um dos seguintes bancos para fazer o pagamento do IPVA:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Unibanco;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Sistema Bancoob.

Para emitir o DARE basta que o contribuinte acesse o site do Detran SC em www.detran.sc.gov.br ou o site da Secretaria da Fazenda www.sef.sc.gov.br, e informe o número da placa e do Renavam. Feito isso, o sistema irá mostrar a tela com os débitos, e você só precisa escolher qual débito a pagar para fazer a impressão do documento.

Correntistas do Banco do Brasil poderão efetuar os pagamentos através dos terminais de auto-atendimento, caixa ou pela Internet. A seguir, confira nosso passo a passo de como efetuar seu pagamento através da internet. Veja:

IPVA 2020 SC Detran

Passo 1: Acesse o site www.bb.com.br;


Passo 2: Informar a conta corrente, agência e senha de acesso de oito dígitos;


Passo 3: Depois de ter informado os dados acima, teclar em “Conveniência e Serviços”;


Passo 4: Teclar em “Pagamentos” e logo na próxima tecla clicar em “IPVA/Taxas Detran (São Paulo e Santa Catarina);


Passo 5: Escolher a forma de pagamento (Débito em conta corrente ou Pagamento com Financiamento BB Crediário);


Passo 6: Teclar IPVA/Taxas DETRAN estado de Santa Catarina;


Passo 7: Informar o Renavam, CPF ou CNPJ – escolher uma opção e todos os débitos pendentes serão listados;


Passo 8: E para concluir, selecione a opção que deseja pagar e informe a senha de seis dígitos para confirmar a operação.


O pagamento do IPVA SC pode ser feito de forma parcelada em até 3 (três) vezes. Mas é importante saber que para ser contemplado com essa facilidade é preciso que a primeira parcela seja recolhida até a data do seu vencimento.

Para se informar ainda mais, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Detran SC através do número 48 3664-1800.


Quitar o IPVA SC evita que você tenha muitas dores de cabeça com juros, multas e até mesmo CPF negativado. A dica é fazer um controle financeiro para manter sempre em dia o pagamento dos impostos. Com o IPVA regularizado, seu carro poderá rodar sem problemas e você ficará tranquilo em dirigir por todo o território nacional.

Se restou alguma dúvida a respeito do IPVA 2020 SC, é só deixar um comentário logo abaixo para que possamos lhe responder o mais rápido possível.

Deixe um comentário