IPVA 2020 RN DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

O imposto IPVA 2020 RN é um tributo muito popular para os motoristas de veículos automotores como moto ou carro, por exemplo. Esse tributo é cobrado todos os anos e recai exclusivamente para proprietários de veículos que transitam pelas vias e rodovias daqui do Rio Grande do Norte.

O calendário IPVA 2020 RN já foi divulgado pelo Detran e com isso, muitos condutores precisam ficar espertos para quitar o imposto obrigatório. Cobrado todos os anos a todos os proprietários de veículos automotores, o Tributo tem como objetivo aumentar a arrecadação estadual e dos municípios que emplacaram esses veículos.

O proprietário que não pagar ficará impedido de obter o licenciamento anual obrigatório, ficando vulnerável a sofrer multa e perda de pontos na carteira.

Muitos motoristas ficam confusos na hora de realizar a consulta e o valor a ser pago e, por conta disso, escrevemos esse artigo exclusivo para os nossos leitores. Nos tópicos a seguir você entenderá como funciona o IPVA RN 2020, como é realizada a cobrança, além de dicas sobre como consultar o valor devido e realizar o pagamento do tributo. Vem ver!

Detran RN IPVA

O IPVA Rio Grande do Norte é gerenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito, o IPVA Detran RN, e o não pagamento desse imposto deixará a situação do veículo como irregular. Caso o motorista seja pego nessa situação, ele poderá receber uma multa e ter o veículo apreendido.

IPVA 2020 RN Detran

O pagamento do imposto deverá ser feito dentro dos dias estipulados no calendário, que é divulgado anualmente no próprio site do órgão. Logo abaixo você encontrará o endereço, telefone e horário de atendimento, caso haja algum problema a ser resolvido.

  • Endereço: Av. Perimetral Leste, 113 – Cidade da Esperança, Natal – RN
  • Horário de Atendimento: 08h às 14h
  • Telefone: (84) 3232-1208

Como consultar o valor do IPVA 2020 RN?

Por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito será possível consulta IPVA 2020 RN e visualizar o valor a ser pago de imposto. A consulta é realizada através da internet, por meio do site do Detran RN IPVA 2020. Todo o procedimento é realizado de forma bem prática e não leva mais do que alguns segundos.

Veja também:

O proprietário do veículo precisará ter acesso a uma boa conexão com a internet e ter um computador ou um notebook para acessar o site do Detran IPVA. Para facilitar ainda mais todo o processo, elaboramos um passo a passo muito fácil de ser executado.

Confira a logo abaixo:

IPVA 2020 RN Detran

Passo 1: Primeiro, para você acessar a página, deverá abrir uma nova aba em seu navegador e acessar o site do Detran IPVA RN. No campo de endereços, digite http://www2.detran.rn.gov.br/externo/consultarveiculo.asp e aperte a tecla Enter. Espere alguns segundos para que a página carregue completamente.


Passo 2: Com a página carregada você deverá informar o número da placa e da RENAVAM nos campos indicados. Assim que inserir essas informações, clique em Consultar veiculo e aguarde alguns segundos.


Passo 3: Em alguns segundos irá uma página mostrando a situação do veículo consultado. Caso apresente débitos e infrações, será possível visualizar nessa página. Assim o motorista poderá realizar a consulta Renavam e o valor a ser pago de IPVA RN.


Calendário de Pagamento IPVA 2020 RN

A tabela IPVA 2020 RN é divulgada, geralmente, no final do ano seguinte, sempre no mês de Dezembro, com as datas para pagamento de acordo com o número final das placas dos veículos.

É preciso atentar também as datas para quem decidiu pagar o imposto por cota única ou de maneira parcelada. É importante ter bastante atenção ao calendário IPVA 2020 RN pois as datas se diferem.

Para quem for pagar por cota única, deverá prestar atenção nos dias e na terminação da placa de seu carro. A mesma coisa para aqueles que decidiram pagar de forma parcelada.

Como pagar o IPVA RN?

Os débitos relacionados ao imposto do IPVA 2020 RN poderão ser quitados em qualquer unidade do correspondente bancário chamado Pag Fácil. Além do IPVA, será possível pagar o seguro obrigatório e a taxa do Detran.

Ao se dirigir a um posto do Pag Fácil, basta mencionar o número da placa do seu veículo e apresentar o valor correspondente a taxa cobrada do tributo. Essa é a forma mais simples, pois o proprietário do veículo não terá a necessidade de apresentar a guia de recolhimento para pagar os débitos relacionados ao tributo.

Outra forma de você conseguir realizar o pagamento do IPVA 2020 RN é através dos terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil. Para quitar o seu tributo no caixa BB, acompanhe os seguintes passos:

  • Pagamento;
  • Pagamento sem Código de Barras;
  • Tributos / IPVA – Demais Taxas;
  • Indicação do Estado;
  • Renavam e Data de Pagamento;
  • Seleção dos Impostos a serem pagos.

Caso você tenha tenha imprimido a guia de recolhimento no site do Detran RN, o pagamento do imposto poderá ser realizado em qualquer agência da rede bancária. É só você apresentar a guia e o valor a ser pago para regularizar o seu veículo.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o artigo IPVA 2020 RN, é só deixar um comentário que iremos te responder o mais breve possível. Se esse artigo te ajudou, compartilhe-o em suas redes sociais para ajudar outras pessoas também!

Deixe um comentário