IPVA 2020 PI DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

O IPVA 2020 PI é um imposto cobrado pelo estado a todos os proprietários de veículos automotores de vias terrestres, como moto ou carro, por exemplo . Isso quer dizer que se você possui um carro, moto ou veículos similares, deverá contribuir com o imposto, que por sinal é anual e obrigatório.

O proprietário do veículo não possui a opção de não pagar o IPVA, pois o não pagamento poderá ocasionar em punições que vão de moderadas a mais sérias, como multas ou até mesmo a apreensão da propriedade que está com os pagamentos atrasados.

Para te ajudar a entender melhor a dinâmica do IPVA PI 2020, separamos algumas dicas essenciais para você que mora aqui no Estado do Piauí. Continue lendo esse artigo para conferir as informações importantes para todos os proprietários de veículos automotores do Estado.

Detran PI IPVA

O IPVA PI 2020, recai sobre os motoristas que possuem carros, motos, caminhões e veículos similares. A cobrança do imposto é feita anualmente, para que o motorista possa realizar a renovação do licenciamento do veículo. Sem esse documento, os condutores estarão sujeitos a receber multas e perder pontos na carteira de motorista.

IPVA 2020 PI Detran

Caso tenha algum problema junto ao IPVA Detran PI, basta dirigir-se a unidade abaixo:

  • Endereço: Avenida Gil Martins, 2000, Bairro Redenção, Teresina
  • Horário de Atendimento:  08h – 13h
  • Telefone:  (89) 3439-1408

Como consultar o valor do IPVA PI?

A consulta IPVA 2020 PI poderá ser realizada no próprio site do Detran Piauí. Agora com a atualização do site do Departamento Estadual de Trânsito, ficou muito mais prático realizar as consultas e ter acesso as informações de seu veículo. Antes da internet, conseguir consultar a situação do veículo era um verdadeiro desafio, pois a burocracia era muito grande.

Veja também:

Hoje bastam alguns cliques para que você possa ter acesso a um panorama sobre todos os débitos e infrações relacionados a um veículo.

E, logo mais abaixo mostraremos um passo a passo ensinando como consultar o valor do IPVA PI 2020. Confira:

IPVA 2020 PI Detran

Passo 1: Com o seu navegador aberto, abra uma nova aba e no campo indicado, insira o endereço eletrônico a seguir: www.taxas.detran.pi.gov.br. Clique no Botão Enter e espere a página carregar.


Passo 2: Assim que carregar, o contribuinte deverá preencher os campos informando os dados que estão sendo solicitados. As informações são: número da PLACA, Renavam e o ano de exercício que você gostaria de consultar. Após o preenchimento, será necessário informar um Captcha e depois clicar em Consultar.


Passo 3: Em poucos minutos o sistema voltará com informações relacionadas aos débitos do seu automóvel. Assim será possível saber, com clareza, quanto deverá ser pago de IPVA PI em cada ano correspondente.


Caso ocorra algum erro durante a consulta IPVA PI, é possível entrar em contato com o telefone Detran do Piauí através do número (86) 3228-4500.

Calendário de Pagamento IPVA 2020 PI

O calendário IPVA PI 2020 é uma série de informações divulgadas pelo Detran Piauí  com a intenção de guiar os contribuintes sobre os dias para a quitação do IPVA. As datas são estabelecidas levando em consideração o número final da placa dos veículos e a forma de pagamento escolhida.

O condutor conta com duas opções para a realização do pagamento, uma por é cota única e a outra é de forma parcelada. Ao quitar de uma única vez, o dia para o pagamento será um. De forma parcelada, serão outros.

Por isso que é extremamente importante e indicado que os proprietários de veículos sempre consultem o tabela IPVA 2020 PI para poderem verificar todas as informações sobre o assunto e também para não perder o dia exato de quitar o imposto de acordo com o seu veículo.

Como pagar o IPVA PI?

O pagamento do IPVA PI 2020 junto ao Detran poderá ser quitado em qualquer agência bancária das seguintes instituições financeiras:

  • Itaú;
  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal.

Caso você não seja cliente de nenhum desses bancos, é provável que seja possível pagar o imposto por meio do Internet Banking de sua própria agência.

Tudo que o proprietário do veículo irá precisar é imprimir o boleto do IPVA Detran PI no próprio site do Detran. É possível também realizar a impressão do documento no site da SEFAZ PI IPVA. Para isso, basta acessar esse endereço: http://webas.sefaz.pi.gov.br/clvn/ e inserir o número do Renavam, Chassi e o ano a ser consultado.

Depois de preencher todos os campos solicitados, clique em Confirmar. Na próxima página será possível imprimir o guia de pagamento do tributo. Com o guia em mãos, só é preciso se dirigir a agência bancária mais próxima para realizar o pagamento e ficar regularizado.

É importante explicar que deixar de pagar o IPVA PI 2020 impedirá que o condutor renove o licenciamento anual de seu veículo. Além disso, o mesmo poderá ter o nome inserido na dívida ativa, o que trará mais complicações, como multas reboque do veiculo e perda de pontos na Carteira de Habilitação .

Gostou do artigo sobre IPVA 2020 PI? Se sim, não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais. Caso tenha dúvidas deixe seu comentário aqui abaixo para que possamos te responder o mais breve possível.

Deixe um comentário