IPVA 2020 PE DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

O IPVA 2020 PE é um tributo estadual, de pagamento obrigatório e anual, cobrado a todos os condutores proprietários de veículos automotores que circulam em vias terrestres e pelo território brasileiro. O calendário de pagamento já foi divulgado e com isso milhares de contribuintes já estão buscando informações e se preparando para quitar o tributo.

Estar em dia com o IPVA PE 2020 é de suma importância, pois sem ele não será possível obter o licenciamento anual do seu veículo, deixando o condutor vulnerável a penalidades e infrações. Por isso é essencial estar antenado e por dentro dos detalhes e das informações relacionadas ao tributo.

Ao logo desse artigo iremos colocar mais informações sobre o IPVA, como consultar o valor a ser pago e, por fim, como pagar o imposto e ficar regularizado com os órgãos fiscalizadores. Continue lendo para saber mais!

Detran PE IPVA

O Detran Pernambuco é um órgão público responsável por administrar o setor de trânsito e mobilidade urbana do estado do Pernambuco. Embora o Detran PE IPVA esteja presente nas principais cidades da região, algumas pessoas não conhecem os serviços que são de responsabilidade dessa instituição.

IPVA 2020 PE Detran

O tributo do IPVA PE é gerenciado pela Secretaria Estadual da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ PE). O seu valor varia conforme o valor venal do veículo, e a alíquota definida para a categoria do mesmo.

Veja também:

Abaixo se encontra o endereço, horário de atendimento e telefone da Secretaria da Fazenda de Pernambuco:

  • Endereço: Av. Cruz Cabugá, 1419 – Santo Amaro, Recife – PE
  • Horário de Atendimento: 07h às 17h
  • Telefone:  0800 285 1244

Embora não seja responsável pelos impostos, você pode consultar IPVA 2020 PE em seu site, podendo ser orientado sobre os impostos. O pagamento do tributo acontece no mesmo período que o licenciamento, do veículo.

Como consultar o valor do IPVA PE?

A consulta IPVA 2020 PE é realizada através da internet, por meio do site do Detran Pernambuco. Todo o procedimento é realizado de forma bem prática e não leva mais do que alguns segundos. O proprietário do veículo precisará ter acesso a uma boa conexão com a internet e ter um computador ou um notebook para fazê-la.

É possível também acessar através de um smartphone, mas contar com uma tela maior e um teclado será melhor para concluir as etapas necessárias. Veja as dicas que separamos para vocês a seguir sobre como saber o valor do IPVA 2020 PE:

IPVA 2020 PE Detran

Passo 1: Com o navegador já aberto, abra uma nova aba e acesse o endereço eletrônico do IPVA 2020 Detran PE a seguir: www.detran.pe.gov.br. Essa é a página oficial do Detran daqui de Pernambuco, onde será possível obter uma série de informações sobre a situação atual do seu automóvel.


Passo 2: Logo após completar o passo 1, será necessário informar o número da Placa no campo indicado, localizado no menu superior localizado no lado esquerdo da tela. Depois de acrescentar essa informação, clique em OK.


Passo 3: Uma nova página será aberta e nela será possível consultar todas as informações relacionadas aos tributos do seu veículo. Assim, será possível verificar o valor a ser pago do IPVA 2020 PE e uma série de outras informações.


Calendário de Pagamento IPVA 2020 PE

O calendário IPVA 2020 PE tem uma utilidade muito importante na vida dos proprietários de veículos.

Isso porque a tabela IPVA 2020 PE traz todas as informações importantes relacionadas ao pagamento do tributo, como as datas para o pagamento de acordo com o final da placa dos veículos e a forma escolhida para quitar o tributo, por exemplo.

O IPVA PE 2020 pode ser quitado de duas maneiras. São elas:

  • Cota única: o proprietário do veículo poderá obter um desconto sobre o valor total da dívida;
  • Parcelada: por meio do parcelamento o motorista poderá dividir o imposto em até três vezes.

Vale ressaltar que a forma como o imposto será pago (de uma única ou parceladamente), terá data distinta para ser paga. Para isso serve o calendário, justamente para informar o condutor sobre os dias que o IPVA Detran PE deverá ser pago em suas situações.

Como pagar o IPVA PE?

O pagamento do IPVA PE poderá ser realizado em qualquer agência bancária. O que motorista irá precisar para quitar o débito do imposto será a guia de pagamento/guia de recolhimento e os documentos do veículo. As agências que aceitam o pagamento do tributo são:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa;
  • Itaú.

Para pagar o tributo de forma correta o condutor deverá seguir os seguintes passos ensinados a seguir:


Passo 01: Imprima a Guia. Para imprimir, o motorista deverá acessar o site do Detran IPVA PE 2020 e emitir uma segunda via do tributo. Faça uma nova consulta e imprima o documento, conforme ensinamos no tópico anterior.


Passo 02: Com o boleto e os documentos do veículo em mãos, o condutor deverá se dirigir até uma agência bancária mais próxima de sua casa e informe o desejo de pagar o tributo.


Depois de quitar o débito, o motorista receberá um comprovante da operação. É importante que esse documento seja guardado, pois ele poderá ser útil futuramente. Ao pagar o IPVA PE 2020, você estará apto a transitar pela cidade sem correr riscos de ter problemas com o Detran.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você. Caso tenha dúvidas, sobre o IPVA 2020 PE, é só deixar um comentário que iremos te responder o mais breve possível!

Deixe um comentário