IPVA 2020 PB DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

O imposto IPVA 2020 PB é um tributo muito popular entre os condutores de veículos automotores como moto ou carro, por exemplo. Esse tributo é cobrado todos os anos e recai exclusivamente para os proprietários de veículos que transitam pelas vias e rodovias não só daqui da Paraíba, como em todo o território brasileiro.

É a partir do pagamento desse imposto que o motorista conseguirá renovar o licenciamento anual do seu veículo. Logo, deixar de pagar esse tributo poderá acarretar em uma série de problemas com o Detran, como perda de pontos na carteira e a aplicação de multas e recolhimento do veículo, por exemplo.

Para te ajudar a entender melhor como funciona esse imposto, vou colocar, ao longo desse artigo, uma série de informações e dicas importantes para os motoristas do Estado da Paraíba. Se você quer saber mais sobre o IPVA, continue lendo e veja as dicas que separei para você.

Detran PB IPVA

O IPVA ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, recai sobre os condutores que possuem carros, motos, caminhões e veículos similares. A cobrança do imposto é feita anualmente, para que o motorista possa realizar a renovação do licenciamento do veículo. Sem esse documento, os condutores estarão sujeitos a receber multas e perder pontos na carteira de motorista.

IPVA 2020 PB DETRAN

O IPVA PB Detran teve a sua origem no ano de 1985 no Estado de São Paulo. Com o sucesso da arrecadação, o imposto passou a ser implementado em outros Estados, deixando que cada Estado implementasse suas próprias leis e regras para a cobrança. O valor do IPVA, no entanto, é baseado no valor do veículo, em seu ano de fabricação e a sua categoria.

Metade do valor do imposto arrecadado vai para os cofres estaduais. A outra parte é repassada para os municípios que registraram os veículos. O IPVA 2020 Paraíba não possui um destino pré estabelecido para aplicação. Ele é utilizado para a execução do orçamento e das estratégias dos Governos Estaduais.

Endereço:  R. Emília Batista Celane, s/n – Mangabeira VII, João Pessoa – PB
Horário de Atendimento:  7h às 16h30
Telefone: (83) 3216-2540

Como consultar o valor do IPVA PB?

No site da Receita será possível acessar o valor do imposto a ser pago. Tudo que o condutor precisará é ter uma conexão estável com a internet e um dispositivo. É mais seguro acessar o site da Receita Federal, através de um computador ou notebook, pois a navegação será muito mais facilitada para realizar a consulta IPVA PB.

Abaixo você terá todo o passo a passo para conseguir consultar o valor do IPVA 2020 PB:

IPVA 2020 PB DETRAN

Passo 1: A primeira coisa que você precisará fazer é abrir uma nova aba em seu navegador e digitar o endereço eletrônico a seguir: www.receita.pb.gov.br. Clique no botão enter e espere a página carregar completamente.


Passo 2: Assim que a página carregar, você verá uma série de opções na página exibida. Clique em Consultar Débitos e espere uma nova página carregar.


Passo 3: Nessa nova página exibida para você, será necessário informar o número do CPF/CNPJ do proprietário do veículo, além do número da Placa e do Renavam do veículo a ser consultado, será necessário também inserir o código de segurança indicado. Depois de colocar todas as informações, clique em Consultar.


Passo 4: Pronto! Agora você poderá visualizar todos os débitos do IPVA PB 2020 relacionados ao veículo consultado.


Calendário de Pagamento IPVA 2020 PB

O calendário IPVA PB 2020 é uma importante ferramenta na vida dos condutores da Paraíba. Afinal, é ele que traz informações sobre os dias para pagamento de acordo com o final das placas dos veículos.

Além disso, este calendário ainda traz os dias para quem escolheu quitar o tributo por cota única e também para quem escolheu pagar o imposto de forma parcelada. O condutor possui duas opções de pagamento:

  • Cota única;
  • Parcelado.

Caso escolha pagar de uma única vez, o dia para o pagamento será um. De forma parcelada, serão outros.

Por isso que que é importante que você sempre consulte a tabela IPVA 2020 PB, para poder verificar todas as informações relacionadas aos dias de pagamento e não atrasar o pagamento. Dessa forma você não perderá o dia exato para quitar o tributo de acordo com o final da placa de seu veículo e a forma de pagamento escolhida.

Saiba Mais:

Como pagar o IPVA PB?

Com a finalidade de facilitar a vida dos contribuintes, o IPVA PB poderá ser pago em qualquer agência bancária do:

  • Banco do Brasil,
  • Bradesco,
  • Caixa;
  • Itaú.

Quem é clientes de um desses bancos, tem a possibilidade de pagar o imposto por meio do Internet Banking.

Se você perdeu a guia de pagamento, no próprio site do Detran PB IPVA 2020 será possível consultar o valor e emitir o boleto para quitar o débito. Para imprimir o boleto, siga as orientações abaixo:

IPVA 2020 PB DETRAN
  • Acesse o site: http://www.detran.pb.gov.br/index.php/ipva.html ;
  • Clique na opção Emitir boleto IPVA;
  • Informe o CPF/CNPJ do proprietário do veículo;
  • Digite o Renavam e a Placa da propriedade a ser consultada;
  • Depois de inserir essas informações, será necessário o Captcha;
  • Clique em “Avançar” para prosseguir.

Assim que imprimir o boleto IPVA PB, se dirija até a agência bancária mais próxima com o valor correspondente, faça o pagamento e espere a emissão do recibo.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você. Caso tenha dúvidas, sobre o IPVA 2020 PB, deixe o seu comentário aqui abaixo que irei te responder o mais breve possível.

Deixe um comentário