IPVA 2020 PA DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

Os motoristas do estado do Pará proprietários de automóveis devem se atentar para realizar o pagamento do IPVA 2020 PA dentro das datas corretas. Este imposto recai anualmente aos veículos automotores de todo o país e pagá-lo é a obrigação de todos os condutores que prezam em manter o seu carro/moto/caminhão devidamente regularizado.

A Secretaria de Fazenda (SEFAZ) e Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do estado são os dois órgãos responsáveis pela administração de todos processos relacionados ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores.

E para ajudar os motoristas que ainda têm dúvidas relacionadas ao IPVA Pará, elaboramos este artigo. Continue acompanhando os tópicos a seguir e entenda mais sobre o Detran do estado, além de conferir também o calendário, qual o valor e como pagar a sua dívida. Vamos lá!

Detran PA IPVA

O principal órgão responsável pela administração do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores no estado do Pará é o Departamento Estadual de Trânsito (Detran PA).

IPVA 2020 PA DETRAN

E como este imposto é uma das principais fontes de arrecadação de renda do Governo, 50% da verba recolhida é destinada ao estado e os outros 50% fica para o município em que o veículo foi licenciado.

Todo o dinheiro arrecadado com o IPVA PA Detran é utilizada para melhorias nos seguintes âmbitos:

  • Reparação e criação de novas vias e rodovias;
  • Melhorias na educação básica;
  • Melhorias nas redes de esgoto e saneamento básico;
  • Melhorias nas redes de saúde;
  • Outras.

Qualquer problema relacionado ao IPVA 2020 PA deve ser tratado com o Detran do estado. Este órgão possui uma grande estrutura e monitora minuciosamente todos os veículos registrados em cada município.

Os dados para entrar em contato ou dirigir-se até o Departamento Estadual de Trânsito do Pará são os seguintes:

  • Endereço: Rod. Augusto Montenegro, S/N – Mangueirão, Belém – PA, 66640-000;
  • Horário de Atendimento: 08:00 às 14:00;
  • Telefone: (91) 3214-6333.

É interessante ressaltar que o Detran PA IPVA só funciona nos dias semanais (Segunda-Feira à Sexta-Feira). Portanto, qualquer pendência ocorrida nos finais de semana, caberá ao cidadão aguardar até o primeiro dia da semana para dirigir-se à sede do órgão.

Veja também:

Como consultar o valor do IPVA PA?

Uma das maiores praticidades do Detran PA disponibiliza para os proprietários de veículo automotor do estado é a sua plataforma online, onde nela é possível consultar a situação do seu automóvel, saber o qual o valor de seu IPVA, além de conferir uma série de informações relevantes sobre o trânsito, tudo isto sem precisar sair do conforto de sua casa.

E caso esteja se perguntando como é feita esta consultar do valor do imposto, saiba que este tópico será de grande ajuda. Confira abaixo qual o procedimento deve ser feito em um rápido passo a passo:

IPVA 2020 PA DETRAN

Passo 01. O primeiro a ser dado é acessar o site da Secretaria de Fazenda do estado do Pará, através do endereço https://app.sefa.pa.gov.br/consulta-ipva/form.action.


Passo 02. Após a página carregar, preencha o campo em branco com o RENAVAM do veículo que deseja consultar.


Passo 03. Por fim, tudo o que precisa ser feito é clicar no botão azul “consultar”.


Pronto! Seguindo estes três passos ensinados acima, você conseguirá consultar os valores pendentes de seu veículo relacionados ao IPVA 2020 PA, além de multas (caso tenha alguma).

Calendário de Pagamento IPVA PA?

Como o número de carros, de anos e modelos diferentes, circulando nas cidades do Pará é muito grande, é natural que precise de algum meio ou ferramenta para melhor organizar as datas de pagamento do imposto de cada um deles.  E é para isto que existe o Calendário IPVA PA!

Também chamada de tabela IPVA 2020 PA, é nela onde consta as datas para que cada proprietário efetue o pagamento anual do seu imposto. Cada estado brasileiro fica responsável pela divulgação da mesma todos os anos e os motoristas precisarão se basear de acordo com o último dígito no final da placa de seu veículo.

É muito importante atentar-se à estas datas, pois o atraso no pagamento da dívida certamente acarretará em multas e juros ao proprietário, podendo se agravar até uma penalidade mais severa.

Como pagar o IPVA PA?

Depois de consultar o valor as datas do imposto de seu veículo, o próximo passo é quitar a dívida quando chegar o momento. E este tópico será perfeito para os motoristas que desejam saber como pagar o IPVA PA.

O procedimento é muito simples e pode ser realizado através da internet, por meio do Internet Banking, ou em diretamente em redes bancárias. Confira abaixo quais são os principais bancos:

  • Banpará;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Ibasa.

Tudo o que precisará ser feito é emitir a Guia de pagamento na boca de caixa de um dos bancos listados acima e em seguida dirigir-se até uma atendente para apresentar os devidos documentos e valor para quitação de sua dívida.

É importante lembrar que a falta o atraso do pagamento do IPVA 2020 PA trará uma série de complicações para o proprietário do veículo irregular. Caso seja autuado em uma blitz, por exemplo, o veículo será multado na hora e o nome do motorista poderá ser inscrito na Dívida Ativa, o que impossibilitará que o mesmo faça empréstimo em programas de crédito como SPC e Serasa.

Nos casos mais graves, o veículo poderá ser recolhido e levado para o pátio do Detran Pará IPVA, e o condutor só poderá tê-lo novamente após resolver todas as pendências relacionadas ao seu automóvel.


Depois de ter conferido estas valiosas informações relacionadas ao IPVA 2020 PA, esperamos que não tenha esclarecidos todas as suas dúvidas. Mas caso ainda haja questionamentos a respeito do assunto, basta deixar um comentário abaixo e aguardar que responderemos assim que possível. Obrigado!

Deixe um comentário