IPVA 2020 MS DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

O motoristas do estado do Mato Grosso do Sul devem ficar atentos para realizar o pagamento do IPVA 2020 MS dentro da data correta. Este é um dos principais impostos de um veículo e o mesmo deve ser pago, obrigatoriamente , todos os anos juntamente ao Licenciamento e DPVAT.

Os responsáveis pela administração dos processos relacionados ao IPVA e ao trânsito do estado são, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran MS) e a Secretaria da Fazenda (SEFAZ MS). Portanto, qualquer ação que diz respeito ao imposto deve ser tratada com um destes dois órgãos.

Elaboramos o artigo a seguir com o intuito de trazer maiores informações aos motoristas que desejam conhecer mais sobre o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores do estado do Mato Grosso do Sul – IPVA MS. Portanto, continue acompanhando o nosso conteúdo e tire todas as suas dúvidas!

Detran MS IPVA

O Detran MS é a sigla para Departamento Estadual de Trânsito do estado do Mato Grosso do Sul. Sua principal função é a de fiscalizar e organizar o trânsito de veículos e condutores nas vias e rodovias locais, ficando responsável também por administrar os processos relacionados ao IPVA Detran MS.

IPVA 2020 MS Detran

Esta fiscalização feita pelo Detran tem o objetivo de manter a ordem no trânsito do estado, garantindo a segurança de motoristas e pedestres. Portanto, o condutor que for flagrado cometendo infrações será punido por meio de multas, podendo chegar a apreensão do veículo ou da CNH.

Veja também:

Toda a verba arrecadada pela cobrança do IPVA SEFAZ MS é administrada da seguinte maneira: 50% do valor fica para o estado e os outros 50% permanece no município onde o veículo foi licenciado. Com este dinheiro, o governo consegue aplicar melhorias e reparos na infraestrutura dos municípios.

Confira alguns exemplos de serviços:

  • Reparação e criação de novas vias e rodovias;
  • Melhorias na educação básica;
  • Melhorias nas redes de esgoto e saneamento básico;
  • Melhorias nas redes de saúde;
  • Outras.

Todos os processos relacionados ao IPVA do Mato Grosso do Sul devem ser tratados com o Detran do estado. E para facilitar o seu contato com o órgão, abaixo separamos algumas informações que podem ser muito úteis:

  • Endereço: Rod. MS-80, Km 10, S/N – Conj. Jose Abrao, Campo Grande – MS
  • Horário de Atendimento: Segunda à Sexta – 07:30 à 13:30
  • Telefone: (67) 3368-0500

É interessante deixar claro que o Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul não funciona aos Sábados e Domingos. Caso ocorra algum imprevisto com seu veículo no final de semana que precise ser resolvido no Detran, entre em contato e aguarde para dirigir-se à instituição em um dos dias mencionados acima.

Como consultar o valor do IPVA MS?

Uma das maiores responsabilidades de um proprietário de veículo automotor é a de mantê-lo sempre regularizado quanto às suas documentações. E uma ótima maneira de saber como estar a situação de seu veículo e quais valores pendentes a serem pagos é realizando a consulta IPVA 2019 MS no site do Detran.

Abaixo separamos um rápido guia explicativo que irá te ajudar a realizar este procedimento online sem encontrar maiores problemas. Vamos lá:

IPVA 2020 MS Detran

Passo 01. Primeiramente, acesse o site do Detran MS IPVA através do endereço http://www.detran.ms.gov.br/consulta-de-debitos/;


Passo 02. Após a página carregar, preencha os campos em brancos com os dados solicitados na parte de ‘Consulta Débitos de Veículos’. (Placa e RENAVAM).


Passo 03. Por fim, basta clicar em “Consultar”.


Pronto! Seguindo o passo a passo acima, você conseguirá consultar todos os débitos pendentes de seu veículo, inclusive o valor que deverá ser pago de IPVA MS.

Calendário de Pagamento IPVA 2020 MS

O fluxo de carros de anos e modelos diferentes que circulam pelas ruas do Mato Grosso do Sul todos os dias é gigantesco, logo, é preciso de algum meio para controlar as datas de pagamento do imposto de cada um deles. E é para isto que existe o calendário IPVA 2020 MS!

Nesta tabela consta todas as datas de pagamento do IPVA, variando de acordo com o número final da placa de cada veículo. Por exemplo: se o digito final da placa de seu automóvel for 3, a data para pagar o imposto do mesmo será xx/yy/zz. Tudo dependerá da tabela IPVA 2020 MS!

Cada estado fica responsável pela divulgar as os calendários devidamente atualizadas a cada ano. Deste modo, os motoristas precisam ficar atentos para não perder a data e esquecer de quitar a dívida de seu Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores.

Como pagar o IPVA MS?

Após realizar a consulta de débitos do veículo, chega o momento de pagar o seu IPVA Detran MS. O processo para quitar a dívida é muito simples, e pode ser realizado de duas maneiras: parcelado ou cota única, cabendo ao proprietário escolher a que mais se adeque às suas condições.

Para quem optar pela opção de cota única, saiba que o Detran do Mato Grosso do Sul disponibiliza um desconto de até 15% do valor total. Já para quem pagará parceladamente, é possível dividir o valor em até cinco (5) parcelas. O motorista deverá consultar as datas por meio da tabela de pagamento do IPVA.

Os bancos associados com a SEFAZ MS IPVA que aceitam o pagamento do imposto são os seguintes:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Banco (Conta Fácil);
  • Banco Cooperativo Sicredi;
  • Banco Rural;
  • Banco Bradesco;
  • Banco Safra.

Após chegar à um destes bancos, em um Caixa Eletrônico imprima a segunda via IPVA MS e apresente a mesma no balcão de pagamento, junto à um documento de identificação para poder finalizar o procedimento.

Deixar de pagar o IPVA 2020 MS é uma infração gravíssima segundo o Departamento Estadual de Trânsito e circular com o veículo irregular deixará o motorista sujeito à penalidade nada agradáveis. Caso seja pego em uma blitz, por exemplo, o veículo será multado, e em casos mais graves apreendido e levado para o pátio do Detran.

Portanto, para evitar estes tipos de problema, quite sempre os débitos de seu veículo assim que possível, principalmente se for IPVA MS do mesmo.


Após ler estas informações relacionadas ao IPVA 2020 MS, esperamos que todas os questionamentos tenham sido esclarecidos. Mas caso ainda esteja com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Obrigado!

Deixe um comentário