IPVA 2020 BA DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

O IPVA 2020 BA é um tributo obrigatório para todos os baianos que tem um veiculo automotor que circula por todo o estado. O imposto é cobrado anualmente e varia de veiculo, levando em consideração o ano de lançamento do veiculo.

O não pagamento desse imposto pode causar diversas consequências, pois o veiculo estará inapto a circular nas rodovias do estado, com isso pode levar multar e ter o veiculo apreendido.

Abaixo você verá informações referente ao Detran BA IPVA, sabendo assim como o tributo é aplicado no estado, onde efetuar o pagamento, consultar IPVA BA e muito mais. Confira atentamente as informações a seguir.

Detran BA IPVA

O Detran é o órgão responsável pela fiscalização do transito de todo o estado da Bahia. Com isso, o Detran tem objetivo de gerenciar, fiscalizar, controlar e executar os serviços relativos ao trânsito, preservando vidas de todos.

IPVA 2020 BA Detran

É por meio do órgão que novo condutores tiram a carteira nacional de habilitação e além disso ele é o receptor de todas as taxas do seguro DPVAT e IPVA. Se você quer saber alguma informação referente ao seu veiculo ou sua CNH entre no site da instituição.

Veja também:

Caso não consiga veja as informações de endereço, telefone e horário de funcionamento do DETRAN BA. Confira:

  • Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 7744 – Iguatemi. CEP – 41.110-700. Salvador – Bahia – Brasil;
  • Horário de Atendimento: 08:00 as 16:00;
  • Telefone: (71) 3116-2335 / 0800-284-0011 / ( 71) 99911-7631.

Como consultar o valor do IPVA BA?

Realizar a consulta do IPVA 2020 BA é um função bastante requisitada por todos os proprietários de veículos, pois é por meio dessa consulta que o condutor poderá visualizar todas as informações referente ao veiculo.

A consulta IPVA BA é realizada por meio da internet, através do site do Sefaz IPVA BA. O procedimento é bem simples de ser realizado, basta você ter um computador ou algum dispositivo móvel em mãos com acesso a internet. Confira o passo a passo a seguir:

IPVA 2020 BA Detran

Passo 1: Primeiramente você deverá entrar no site do Detran BA Consulta IPVA por meio do link a seguir http://www.servicos.detran.ba.gov.br. E espere a pagina carregar completamente.


Passo 2: Após ser redirecionado para a pagina principal do site o motorista deverá informar o número do CHASSI juntamente com o RENAVAM do veiculo a ser consultado. Clique na caixa informando que não é um robô e em seguida, em Pesquisar.


Passo 3: Dentro de alguns instantes uma nova pagina será aberta constando todas as informações relacionada ao veiculo pesquisado.


Calendário de Pagamento IPVA 2020 BA

O Calendário de pagamento do IPVA é outro requisito muito importante para todos os proprietários de veículos automotores do estado da Bahia. Pois é por meio do calendário que o contribuinte fica sabendo de quanto pagar ao IPVA.

O calendário consta informações com as datas de pagamento juntamente com os tipos de pagamento que pode ser realizado. Desta forma o contribuinte deverá escolher entre a Cota Unica pagando a vista com 10% de desconto ou parcelado de até 3 vezes sem descontos.

Por isso o Calendário é tão importante, pois ele serve como um guia a todos os motoristas que tem que pagar o tributo.

Como pagar o IPVA BA?

Para realizar o pagamento do IPVA 2020 BA é preciso que o condutor escolha o melhor método de pagamento para ele e depois se dirigir até uma das agencias com o guia de pagamento em mãos.

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Unibanco;
  • Lotéricas da CAIXA.

Além disso, é possível realizar o pagamento por meio da Internet Banking, basta você ter o aplicativo de um desses bancos disponibilizados acima e inserir o código de barras e realiza-lo.

Efetuando o pagamento do tributo, você receberá um comprovante de pagamento do IPVA BA 2020.  Desta forma, o seu veiculo estará devidamente regularizado para circular tranquilamente pelas vias e rodovias do estado da Bahia e do Brasil.

Todos os contribuintes do IPVA 2020 deverão ficar atento ao prazo de pagamento, pois o não pagamento desse tributo resultará em uma serie de consequências, como  multas e apressão do veiculo e além disso, o mesmo estará sujeito a entrar na divida ativa do estado da Bahia.

O seu nome inserido na divida ativa você ficará impossibilitado de realizar qualquer movimentação com o seu veiculo até que a divida esteja totalmente quitada.


Após saber essas informações, veja qual a data de pagamento do seu veiculo e veja qual o melhor método para quita-lo. Caso tenha alguma dúvida a respeito de tudo que foi dito acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos responde-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Deixe um comentário