IPVA 2020 AP DETRAN – Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

O IPVA 2020 AP é um tributo obrigatório para todas os proprietários de veículos automotores que circulam em todo estado do Amapá. Por meio do pagamento arrecadado do IPVA Alagoas 50% do valor é destinado ao governo estadual e a outra metade é destinada ao município no qual o veiculo foi registrado.

O não pagamento desse tributo resultará em uma serie de consequências. Por isso é muito importante que você confira o calendário de pagamento do IPVA AP 2020 e escolha o método que você deseja para quita-lo.

A seguir você terá conhecimento de todas as informações referente ao Detran AP IPVA, sabendo assim como o tributo é aplicado no estado, onde efetuar o pagamento, consultar valor e muito mais. Confira atentamente os tópicos seguir.

Detran AP IPVA

O Detran é o órgão responsável pela fiscalização no transito terrestre no estado de Amapá e em todo território brasileiro. é função do Detran planejar, coordenar, executar e controlar tudo o que estiver relacionado à habilitação de motoristas, como documentação e serviços referentes a veículos.

IPVA 2020 AP Detran

Entre eles estão a vistoria de veículos e o recebimento de taxas do seguro DPVAT e do IPVA. Veja abaixo, as informações para entrar em contato ou dirigir-se até o Detran Amapá.

  • Endereço: Rua Tancredo Neves, 217, São Lázaro – Macapá (AP).
  • Horário de Atendimento: 08:00  16:00
  • Telefone: (96) 4009-5503

Após esses dados, agende um serviço ou vá até o endereço disponibilizado acima e pegue uma senha de atendimento para realizar os serviços desejados.

Como consultar o valor do IPVA AP?

A consulta IPVA 2020 AP é de suma importância para todos os proprietário de veículos automotores, pois é por meio dela que o mesmo saberá todas as informações referente ao seu veiculo.

Veja também:

Para isso é preciso seguir o passo a passo a seguir. É preciso ter um computador ou um dispositivo móvel com acesso a internet. Acompanhe atentamente e veja como é simples realiza-la.

IPVA 2020 AP Detran

Passo 1: O primeiro passo a ser dado para realizar a consulta é acessar o site do IPVA 2020 AP por meio do endereço eletrônico a seguir: http://www.detran.ap.gov.br/detranap/veiculo/consulta-de-veiculos/ e espere a pagina carregar completamente.


Passo 2:  Após sere redirecionado para a pagina do Detran IPVA AP o motorista deverá inserir alguns dados, como o número do RENAVAM e da PLACA do veículo que deseja consultar. Depois de preencher os campos, marque a caixa indicando que você não é um robô e clique em Consultar.


Passo 3: Dentro de poucos segundos o motorista poderá consultar as informações relacionadas aos débitos do IPVA do veículo consultado. Nessa mesma página será possível imprimir o guia de recolhimento, necessário para realizar o pagamento do imposto.


Calendário de Pagamento IPVA 2020 AP

Outra informação importante para os proprietários de veículos automotores do estado de Amapá é visualizar o calendário de pagamento. Ele serve para informar a data de pagamento, levando em consideração o número da placa dos veículos e a forma de pagamento escolhida. Estipulando um prazo máximo para o pagamento ser realizado.

Após consultar o calendário de pagamento o proprietário deverá escolher o método de pagamento desejado, dessa forma ele pode efetuar das seguintes maneiras:

  • Cota Unica – Pagamento a vista com desconto de até de 20%;
  • Parcelado – Pagamento parcelado 3 vezes sem desconto.

Como pagar o IPVA AP?

Para realizar o pagamento do IPVA AP é preciso que antes você tenha conhecimento qual a data certa para pagar por meio do calendário de pagamento do IPVA 2020.

Após escolher o método de pagamento desejado (Cota Unica ou Parcelado). O  motorista deverá ir até uma das agencias bancarias veinulada ao SEFAZ e realizar o pagamento do tributo. Veja quais agências, poderão receber o pagamento.

  • Banco do Brasil;
  • Santander;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Caixa.

Além disso, será possível realizar o pagamento por meio de Casas Lotéricas, basta apresentar o a guia de recolhimento do IPVA AP.

Caso o proprietário do veiculo venha a esquecer de efetuar o pagamento do tributo ele sofrerá diversas consequências caso seja pego em alguma blitz do Detran. Desta forma, o mesmo poderá ter o carro apreendido, multa e perdas de pontos na sua CNH. Além disso, ele poderá ter o nome incluso na dívida ativa.

Com o seu nome na Dívida Ativa dificultará qualquer transação que você queira realizar com o veiculo, desta forma, você estará impossibilitado de realizar transferências e até mesmo de efetuar o pagamento do IPVA.


Após saber essas informações não deixe de pagar o seu IPVA 2020 AP Veja qual a sua data de pagamento e o realize-o. Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível.

Deixe um comentário